Início » Blog » O que os entregadores devem saber sobre o trânsito!

O que os entregadores devem saber sobre o trânsito!

As ruas são lugares perigosos para quem trabalha e se arrisca diariamente nesses espaços. A direção perigosa é a causa de grande parte das mortes registradas em Manaus. De acordo com o G1, a cidade registrou 141 acidentes com mortes nos primeiros sete meses de 2021, registrando um aumento de 18,5% em relação ao mesmo período em 2020. 

“Segundo dados do Detran, Manaus concentra mais de 70% dos casos de acidentes com mortes no trânsito em 2021. Até julho deste ano, foram registrados 195 acidentes com mortos em todo o estado. Desses, 141 ocorreram na capital, enquanto 54 foram registrados em cidades do interior.

Em relação aos acidentes com danos materiais, este ano, no mesmo período de sete meses, a capital registrou 400 casos, enquanto o interior registrou 73.” 

Esses dados são o reflexo do descuido dos condutores e do não cumprimento das normas de trânsito estabelecidas pelo DETRAN. 

Pensando nisso e nos cuidados que a Top Delivery tem com nossos entregadores, nós preparamos uma lista de regras de trânsito que vocês não devem descumprir. 

  • Não ultrapasse o sinal vermelho: O semáforo é uma ferramenta de controle de trânsito que estabelece alternância entre os fluxos de veículos e pedestres, permitindo que haja controle durante a circulação dos veículos. Quando um sinal vermelho é “furado”, o condutor atravessa uma pista com carros que estão circulando com a permissão para tal. Caso você não esteja atento a essa circulação, há grandes chances de uma coalizão, colocando a vida de todos em risco.
  • Respeite o “PARE”: Assim como o semáforo, o “pare” tem o objetivo de fazer com que você se atente ao cruzamento e dê a preferência para os veículos que estão na via perpendicular à sua. Esse é um momento em que também ocorrem muitos acidentes, pois uma grande parte dos condutores não respeitam essa regra e passam pelo cruzamento de forma arriscada e imprudente.
  • Não ande acima da velocidade permitida: A velocidade máxima de uma via é estabelecida de acordo com o fluxo e com o tipo desse cana, se é uma rua, avenida ou rodovia, a sua localização, se é no centro da cidade, nos bairros ou nas estradas, se é asfaltado ou não, entre outros fatores. Por isso, as velocidades máximas são estabelecidas por meio de critérios racionais que devem ser respeitados em prol da segurança de toda a população, não apenas à sua.
  • Se você for motoboy, use capacete: Se você for motorista de carro, use cinto: Os aparelhos de proteção foram criados para amenizar os impactos e as possíveis consequências dos acidentes. Por meio de muitos testes e estudos, o cinto e os capacetes permitem que você sobreviva. Não deixe de usá-los.
  • Não ultrapasse perigosamente os outros veículos: É muito comum, principalmente entre os motociclistas, a ultrapassagem perigosa entre veículos em movimento. Essas manobras perigosas podem até reduzir o tempo da sua entrega, no entanto, pode te custar a própria vida. Respeite o espaço de cada veículo no trânsito, não tente ultrapassar todos os limites.
  • Verifique se o veículo que você está utilizando possui as condições para trafegar em segurança: Além de todo o cuidado que você deve ter com as suas próprias ações no trânsito, é fundamental que você esteja atento(a) à condição do seu veículo. É de sua responsabilidade cuidar do seu instrumento de trabalho e evitar que acidentes aconteçam por conta do estado da sua moto, carro ou bike. 

Seguindo as dicas que a Top Delivery te passou, é possível reduzir esse índice de acidentes em Manaus e evitar que muitas pessoas percam a vida enquanto trabalham dignamente com as entregas. 

Compartilhe este conteúdo com aquele amigo ou amiga que não respeita o trânsito. Salve a vida dele(a)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.